terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Cortiço - resumo e características

O Cortiço é uma obra de Aluísio de Azevedo que frequentemente figura em listas de leituras obrigatórias para o vestibular. Esse autor merece uma atenção especial, pois 2013 será o ano do centenário de sua morte. Com isso, as chances do autor ser cobrado em provas pelo Brasil são maiores.

Biografia do autor de O Cortiço

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luis do Maranhão, em 1857, e faleceu em Buenos Aires, em 1913.

Azevedo estudou em sua terra-natal e trabalhou como caixeiro e guarda-livros, ainda na infância e adolescência. Mais tarde, embarcou para o Rio de Janeiro e matriculou-se na Imperial Academia de Belas Artes. Então, para se manter, passou a fazer caricaturas para jornais da época.

Contudo, viu-se obrigado a voltar para São Luis, para cuidar de sua família, pois o seu pai havia morrido. Lá, começou sua carreira como escritor, com o romance "Uma Lágrima de Mulher", em 1880. Com isso, sucederam-se outras publicações: "O Mulato" (1881); "Casa de Pensão" (1884) e "O Cortiço" (1890).

Aluísio encerrou sua carreira como escritor em 1895, ingressando na diplomacia. Faleceu em 1913, em Buenos Aires.

Características de O Cortiço

"O Cortiço" é um romance social naturalista. Tal obra tem como tema uma crítica ao capitalismo selvagem, apresentando a ambição e a exploração do homem por ele mesmo.
A obra retrata a vida de João Romão, português branco e ambicioso que junta dinheiro a todo custo, sem se importar em ser desonesto.
Há também Miranda -- homem rico que aspira a nobreza. Além disso, faz parte da estória a "gentalha" do cortiço que, no romance, são pessoas animalescas movidas pelo instinto. Nesses personagens observa-se sua redução ao nível animal (zoomorfização).
Tal característica é típica do Naturalismo, juntamente com influências das teorias da Biologia do século XIX -- darwinismo e lamarquismo -- e do determinismo. Essa particularidade também leve a supervalorização do sexo. Assim, temas como adultério, prostituição  tornam-se frequentes.

Resumo de O Cortiço

O romance narra a história de João Romão e dos residentes do cortiço do qual ele é dono. O personagem tem o auxílio da escrava Bertoleza, que também é sua amante. 

Por causa de um pedaço de terra, Romão desentende-se com Miranda, um comerciante da região que tem uma condição social mais elevada. Tal condição aumenta mais ainda quando esse recebe o título de barão. João, com inveja de Miranda, passa a almejar, além de mais dinheiro, uma posição social maior como burguês.

Entre os moradores do cortiço estão Firmo, Piedade, Rita e Jerônimo. Esses dois últimos têm um caso que acaba mudando o portugûes Jerônimo, que, até então, tinha uma vida exemplar.

Já Romão consegue o título de barão e garante a superioridade sobre o comerciante. Para imitar o rival, ele promove mudanças no cortiço, deixando-o menos desorganizado. Assim, o lugar é transformado em Vila João Romão.

Então, o protagonista pede a mão da filha de Miranda em casamento. Contudo, sua amante, Bertoleza exige usufruir os bens que ela ajudou a acumular. Diante disso, Romão denuncia a escrava a seus donos. Para não ser capturada, ela comete suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário