segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lucíola - Resumo e principais características

Escrito por José de Alencar, Lucíola está inserido no Romantismo, apesar de apresentar traços do Realismo. Visando burguesia (público leitor da época, ávido por leituras descritivas e enredos simples), a obra apresenta uma linguagem formal.

Com vinte capítulos, o romance possui uma narrativa em primeira pessoa, onde Paulo, personagem narrador, conta sua história. 

Resumo de Lucíola

Recém chegado ao Rio de Janeiro, o Paulo se encanta por Lucíola. A prostituta mais bela e disputada da cidade. Ele se envolve com ela. Paulo acredita que ela sofre e ao querer lhe pagar, ela rejeita com um meigo aperto de mão.

Mesmo assim, o casal passa a viver sob o mesmo teto. Na relação do casal, enquanto ela sente um  amor puro, ele é levado apenas pelo desejo.

Lúcia revela como entrou na prostituição. Ela conta que quando tinha 14 anos toda sua família adoeceu. Desesperada, pediu ajuda a um vizinho rico que, em troca de algumas moedas, tirou-lhe a inocência. 
Ao saber do ocorrido, seu pai a expulsou de casa. Ela, então, foi acolhida por uma mulher que a conduziu a prostituição. 

A protagonista ainda revela que forjou a própria morte ao trocar de identidade com uma colega morta. Seu nome verdadeiro era Maria da Glória. 

Sabendo de seu passado, Paulo passa a sentir um amor sincero por Lúcia. Essa insiste para que ele se case com Ana, sua irmã, que o ama também. 

Lucia aborta o filho que esperava de Paulo e se recusa a tomar o remédio para expelir o feto morto. A protagonista morre nos braços do amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário